APLICAÇÃO DOS MEIOS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESFERA EMPRESARIAL: A NECESSIDADE DE CELERIDADE DAS RESOLUÇÕES DAS LIDES NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS
Abstract
O presente artigo irá aborda a morosidade do sistema judíciário frente à necessidade de celeridade de resolução de conflitos no meio industrial. À medida que o ambiente empresarial evolui, torna-se crucial encontrar métodos eficazes para lidar com disputas comerciais de maneira eficiente, a fim de manter a competitividade e o funcionamento fluido das empresas. A demora dos processos judiciais é um problema que se estende por anos sobrecarregando o nosso sistema jurisdicional e trazendo diversos prejuízos às partes litigantes, por isso a necessidade de recorrer à mediação industrial. No contexto brasileiro, as indústrias enfrentam desafios complexos, incluindo questões contratuais, litígios trabalhistas, disputas societárias e comerciais, entre outras. A morosidade do sistema judicial tradicional prejudica as empresas, resultando em perdas financeiras significativas e afetando a imagem. Portanto, a busca por alternativas à via judicial se tornou imperativa. Além disso, a promoção de uma cultura empresarial que valoriza a resolução alternativa de disputas pode contribuir para a redução da sobrecarga do sistema judicial, beneficiando toda a sociedade ao aliviar a congestão dos tribunais. Em última análise, a aplicação eficaz dos meios extrajudiciais de solução de conflitos no contexto empresarial brasileiro pode desempenhar um papel fundamental na construção de um ambiente de negócios mais ágil e competitivo.
Palavras-Chave: Morosidade. Celeridade. Conflitos. Empresarial. Sistema Judiciário.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Repositório dos Trabalhos de Curso da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste repositório são do autor, mas como esta revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, desde que citada a fonte.