PCC: MÁFIA À BRASILEIRA
Abstract
Esta pesquisa visa demonstrar um breve histórico da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC. Esta facção é um grupo criminoso em ascensão que está elevando seu nível a algo relativamente novo no Brasil: Uma possível organização mafiosa. A pesquisa perpassa pelo histórico do PCC, apresentando conceito de organizações criminosas e como podem ser definidos grupos mafiosos. Foram utilizadas fontes bibliográficas confiáveis, que servem de embasamento para esta pesquisa, como artigos científicos aprovados de outras universidades, notícias de diversos veículos de comunicação, sites oficiais do governo brasileiro e norte-americano, entre outras. Verificou-se o modus operandi da facção criminosa em evidência e locais onde atuam, em que agem controlando as rotas dos crimes de tráficos, ordenando atentados contra agentes e prédios públicos, determinando assassinatos com seu próprio tribunal, chamado de tribunal do crime, e outros crimes, além da influência que possui nos meios políticos, e ombreou-se com as atividades de grupos mafiosos, construindo assim um motivo para possivelmente considerar o PCC como um grupo mafioso. A principal atividade criminosa que contribui para a expansão desse grupo criminoso é a lavagem de dinheiro. Nesta pesquisa serão abordados fatores que favoreceram e favorecem a prática deste delito.
Palavras-Chave: PCC; Organizações Criminosas; Máfia; Tráfico de Drogas; Combate ao Crime Organizado; Lavagem de Dinheiro.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Repositório dos Trabalhos de Curso da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste repositório são do autor, mas como esta revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, desde que citada a fonte.