A EDUCAÇÃO SEXUAL PATRIARCAL E SUA INFLUÊNCIA NA OBJETIFICAÇÃO DA MULHER E NORMALIZAÇÃO DA CULTURA DO ESTUPRO: UMA PERSPECTIVA BOURDIESIANA SOBRE O PROBLEMA

Autores

  • Yago Vitoriano Braga Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) Autor
  • Orientador: Profa. Ma. Gabrielle Saraiva Silva Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) Autor

Resumo

Este estudo buscou analisar em que medida a educação sexual patriarcal influencia na objetificação da mulher e normaliza a cultura do estupro. Para tanto, seu percurso metodológico baseou-se em princípios explicativos e bibliográficos de pesquisa, utilizando como instrumento de coleta de informações obras de autores da sociologia, história, direito, relatórios de dados, notícias e artigos científicos sobre a situação de violência em análise. Todo o estudo foi conduzido sob a ótica bourdiesiana, mais precisamente, aplicando as ferramentas de pensar do autor (Habitus, Campo e Capital) como forma de desvendar os mecanismos sociais que fundamentam a cultura do estupro. Analisou-se o tempo de existência do patriarcado, bem como a forma pela qual ele se insere na semiologia que constitui a vida social e a visão dos agentes sociais. Após entender o processo histórico-sociológico da instauração do patriarcado, os olhos da pesquisa se voltaram para a situação de violência sexual no Brasil, trazendo dados sobre o número de casos, vítimas, locais de ocorrência e perfil do estuprador. Também se analisou a influência da cultura do estupro no âmbito jurídico, os efeitos da falta de educação sexual no âmbito escolar e como o acesso a pornografia se aplica como educação sexual nesse contexto. Por fim, entendeu-se que uma educação sexual emancipatória e pluri normativa pode assumir uma forma de combate perante a essa problemática.


Palavras-chave: Cultura do estupro. Patriarcado, Dominação masculina. Violência de gênero. Educação sexual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yago Vitoriano Braga, Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)

    Graduando em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). Correio eletrônico: yagobr22@gmail.com

  • Orientador: Profa. Ma. Gabrielle Saraiva Silva, Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)

    Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV (2017). Possui especialização em Direito Processual pela Escola Superior do Ministério Público do Espírito Santo (2015). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim - FDCI (2013). Extensão universitária "Law and Legal Systems of the United States" - Indiana University Robert H. McKinney School of Law (Indianápolis, EUA - 2012). Advogada. Professora e Coordenadora de Curso da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). Correio eletrônico: gabriellesaraiva.s@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-10-12

Edição

Seção

Humanismo Jurídico: Filosofia, Hermenêutica & Sociologia

Como Citar

VITORIANO BRAGA, Yago; SARAIVA SILVA, Gabrielle. A EDUCAÇÃO SEXUAL PATRIARCAL E SUA INFLUÊNCIA NA OBJETIFICAÇÃO DA MULHER E NORMALIZAÇÃO DA CULTURA DO ESTUPRO: UMA PERSPECTIVA BOURDIESIANA SOBRE O PROBLEMA. Repositório dos Trabalhos de Curso da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), Cachoeiro de Itapemirim-ES, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://repositorio.fdci.edu.br/index.php/repositorio/article/view/138. Acesso em: 15 jan. 2025.