A INCIDÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS NAS CRIPTOMOEDAS
Resumo
Este trabalho tem como tema a incidência do imposto de renda das pessoas físicas nas criptomoedas. E para isso, primeiramente será apresentado o que são as criptomoedas, apresentar suas principais características e a forma como funcionam. Logo após, pretende-se analisar a forma como são tributadas as criptomoedas no exterior. Seguido pela explicação do que é o imposto de renda e quem tem a obrigação tributária de satisfaze-lo, explicando o que são: incidência, crédito tributário, lançamento e qual a base de cálculo do tributo. Visa ainda, apresentar a forma que já são tributadas no Brasil e suas possíveis carências legislativas. Demonstrando para isso, qual a natureza jurídica das criptomoedas, se moeda ou bem, traçando ainda o conceito de commodity. Para ao final, concluir-se que é constitucional incidência do imposto de renda nas criptomoedas, já que sua natureza jurídica é de bem ou commodity.
Palavras chaves: Criptomoedas. Blockchain. Mineração. Imposto de renda. Natureza jurídica. Commodity. Legalidade. Sui generis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Repositório dos Trabalhos de Curso da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste repositório são do autor, mas como esta revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, desde que citada a fonte.