(IN)JUSTIÇA AMBIENTAL: DO LUXO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS
Resumo
A moda é um fenômeno social, uma forma através da qual uma pessoa se insere em um ou vários grupos. Igualmente é ferramenta para reafirmação de parâmetros da identidade pessoal na perspectiva do coletivo. Ao ler esses anseios humanos, a indústria da moda anuncia ser capaz de vender esta desejada “identidade"como localizador social. Entretanto, o que ainda percebe-se como pouco debatido é como essa indústria, para atender à prenunciada aspiração, se apropria dos bens ambientais naturais sem necessariamente se ver condicionada por preocupações de sustentabilidade. Sob essa ótica, analisou-se como as marcas de luxo causam consequências ambientais negativas ao utilizar materiais extraídos do ambiente. Para este exame adotou-se como instrumento analítico o couro brasileiro - que se constatou ser advindo principalmente de áreas de desmatamento nem sempre regular. Além disso, relacionou-se como tais consequências perniciosas afetam de forma desigual determinados grupos, mormente os historicamente marginalizados, sendo o conceito de Racismo Ambiental uma variável analítica. Para isso, a pesquisa está pautada no método dedutivo, com pesquisa qualitativa, baseada em material bibliográfico, documental legal e análise de dados.
Palavras-Chave: Direito Ambiental. Marcas de Luxo. Couro. Amazônia. Desmatamento.
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