PROJETO “BASTA: DIGA NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”: ESTUDO DE CASO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Authors

Abstract

O presente trabalho apresenta um relato de caso da prática de curricularização da extensão universitária oferecida aos alunos do terceiro período do curso de Direito da Unigranrio Nova Iguaçu, com o tema geral focado na violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta pautou-se na elaboração de um projeto que visou investigar aspectos sociais com vistas à adoção de medidas que pudessem impactar positivamente a realidade local por meio do compromisso com o desenvolvimento da comunidade do entorno. A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero.  Pensando nisso, o objetivo principal do projeto foi, além de integrar ensino, pesquisa e extensão, proporcionar a integração entre os discentes, a comunidade do entorno, bem como parcerias com instituições da cidade de Nova Iguaçu que tivessem afinidade com a temática proposta, possibilitando aos alunos da disciplina conhecimento técnico e prático, networking e empoderamento. Além disso, objetivou a realização de um evento de culminância, com a presença da comunidade acadêmica e do entorno, além das instituições parceiras, buscando assegurar que o conhecimento produzido com a universidade pudesse ser propagado para além dos muros da sala de aula.

 

Palavras-chave: Violência doméstica, Gênero, Curricularização da Extensão, Desigualdade de gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Paula Bustamante, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Política Social na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (PPGD/UNESA). Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela UNESA. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora adjunta do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar (UFRRJ/IM), desde 2018 atua como Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFRRJ.

  • Litiane Motta Marins Araújo, Universidade do Grande Rio

    Doutoranda em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Membro-efetivo do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros); Coordenadora Nacional do Direito da Afya (Agosto de 2022 a fevereiro de 2024). Coordenadora Geral do Curso de Direito da UNIGRANRIO (março de 2020 até os dias atuais);

  • Carmen Caroline Ferreira do Carmo Nader, Universidade do Grande Rio & Universidade Iguaçu

    Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora Geral do Núcleo de Prática Jurídica da UNIGRANRIO/Afya. Professora de Prática Cível da UNIGRANRIO e UNIG. Professora de Direito das Famílias da UNIGRANRIO.

Published

2024-11-05

How to Cite

BUSTAMANTE, Ana Paula; MOTTA MARINS ARAÚJO, Litiane; FERREIRA DO CARMO NADER, Carmen Caroline. PROJETO “BASTA: DIGA NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”: ESTUDO DE CASO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Revista do Direito - FDCI, Cachoeiro de Itapemirim-ES, v. 6, n. 1, p. 44–63, 2024. Disponível em: https://repositorio.fdci.edu.br/index.php/revistadodireito/article/view/56. Acesso em: 26 dec. 2024.