A MANCHETE NO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO: CASO MOÏSE

Autores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o percurso gerativo de sentido de uma manchete produzida no campo jornalístico, referente ao plano de conteúdo do texto e seu modo de construção de sentido, com base na Teoria Semiótica Discursiva Greimasiana. O corpus é composto pelo gênero manchete de jornal, que retrata o racismo que extermina vidas negras todos os dias no Brasil, tendo como pauta o caso do jovem congolês Moïse Kabamgabe. Como metodologia, parte-se do método indutivo de um caso concreto para analisar o percurso gerativo de sentido do texto informado, com o referencial teórico ancorado no autor Algirdas Julien Greimas. Justifica-se a escolha desta pesquisa sob o enfoque nas relações étnico-raciais e sobre o gênero notícia em razão das recorrentes práticas no ambiente comunicacional de narrativas veladas, que perpetuam o racismo estrutural e que, ao final e a cabo, reverberam em ações criminosas como foi o caso, ora objeto de estudo. Para isso, busca-se conceituar os termos semiótica discursiva e o percurso gerativo de sentido da manchete nos níveis fundamental, narrativo e discurso.

 

Palavras-chave: Semiótica. Percurso Gerativo de Sentido. Gênero jornalístico. Racismo estrutural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Letícia Silva de Oliveira Freitas, Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro

    Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Graduação em Administração pela Universidade Salgado de Oliveira (2015). Graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (em andamento). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (em andamento). Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (1991). Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1997). Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em andamento). 

  • Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

    Graduação em Linguística/Português pela Universidade de São Paulo. Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP. Professor visitante da Universidade Nacional de Timor-Leste. Pós-doutorado no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre os anos de 2013-2016. Pós-doutorado no Programa de Mestrado em Linguística da Unifran no ano de 2017. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Correio Eletrônico: alexandrembueno@gmail.com

  • Profa. Dra. Paola Andrade Porto, Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro

    Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense- UFF; Graduada em Direito pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI; Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. Professora de Direito Faculdade Lusófona do Brasil. Correio eletrônico: paolaporto@id.uff.br

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

LETÍCIA SILVA DE OLIVEIRA FREITAS, Letícia Silva de Oliveira Freitas; BUENO, Alexandre Marcelo; ANDRADE PORTO, Paola. A MANCHETE NO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO: CASO MOÏSE. Revista do Direito - FDCI, Cachoeiro de Itapemirim-ES, v. 6, n. 1, p. 173–190, 2024. Disponível em: https://repositorio.fdci.edu.br/index.php/revistadodireito/article/view/70. Acesso em: 13 jan. 2025.